Sobre este blog




Este blog foi concebido com o objetivo divulgar informações em prol de uma alimentação equilibrada e nutritiva, bem como incentivar a prática de um estilo de vida saudável.

Dividido em vários segmentos, o blog disponibiliza informações genéricas sobre nutrição, mas também aborda temas como os direitos da criança e adolescente a uma alimentação saudável, as epidemias de obesidade infantil e Diabetes tipo 2, bioquímica, Biologia, metabolismo, os perigos do marketing industrial direcionado ao consumo infantil e a necessidade da prática de exercícios físicos regulares.

Portanto, o objetivo deste blog é informar e provocar a discussão crítica acerca das questões envolvendo alimentação e nutrição, como forma de auxiliar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, a seguirem um estilo de vida saudável.

Não se pretende, neste espaço digital, indicar, induzir ou recomendar esta ou aquela forma de alimentação, mas sim chamar a atenção da sociedade para os riscos do consumo exagerado de alimentos não saudáveis. Trata-se de mera opinião pessoal e genérica - baseada em experiências próprias - sobre os temas aqui tratados e não artigos ou comentários técnicos ou científicos.

Mas atenção: qualquer mudança no comportamento alimentar deve ser sempre seguida de orientações específicas para cada pessoa, após uma prévia e criteriosa avaliação pessoal do seu médico, nutrólogo ou nutricionista de confiança. 

Somente estes profissionais de saúde podem prescrever ou indicar, em cada caso concreto, a melhor e mais indicada alimentação ou determinar eventual restrição alimentar. 

Da mesma forma, só os educadores físicos e fisioterapeutas formados e capacitados podem indicar o melhor programa de exercícios físicos, sempre dependendo a individualidade e das condições de cada um.

Acredito, sinceramente, que a Educação, em todas as suas vertentes, é o meio mais eficiente para informar, conscientizar e despertar o interesse sobre temas relevantes, como forma de contribuir para a formação de uma sociedade mais saudável, informada e feliz.

"A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." (Constituição Federal, art. 205)

Nenhum comentário:

Postar um comentário