domingo, 23 de setembro de 2018

Associação Brasileira LowCarb


Uma relevante notícia no mundo nutricional foi divulgada ontem: a criação da Associação Brasileira LowCarb (ABLC), presidida pelo Dr. José Carlos Souto (@jcsouto). 

Uma instituição independente e sem fins lucrativos, idealizada para promover a prática Low Carb baseada em evidências científicas. O lançamento ocorreu ontem durante o evento #triboforteaovivo2018. A ABLC incentiva a educação de consumidores e fabricantes na utilização da Low Carb como aliada da saúde e bem-estar. 

A Associação tem como missão ser referência em ciência nas práticas de saúde baseadas em evidências, comprometida com a divulgação do conhecimento científico e propagação de informações sobre saúde, alimentação e qualidade de vida à sociedade. Uma verdadeira conquista para toda a sociedade. Parabéns aos idealizadores! 

Parabenizo ao Dr. Souto, autor do excelente blog Ciência Low Carb pela criação da Associação Brasileira LowCarb. Não tenho dúvida que se trata de uma excelente e alvissareira notícia, em prol de todos aqueles que buscam uma alimentação saudável e um estilo de vida consciente. 

Em um mundo dominado por alimentos industrializados, processados e artificiais, toda iniciativa que se volte para a conscientização da população acerca da necessidade de priorizar a comida de verdade merece reconhecimento e aplauso. Em um cenário onde as pessoas, desorientadas, estão cada vez mais doentes e obesas, com o agravamento, inclusive, da obesidade infantil, a medida veio em boa hora. 

Trata-se de uma entidade privada que, sem dúvida, poderá auxiliar na divulgação, conscientização e implementação da Educação Alimentar, especialmente nas escolas. Recentemente a lei federal n.º 13.666/2018, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e mandou incluir a educação alimentar e nutricional como matéria obrigatória, transversal, nos currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

Por tudo isto, em um país onde a inexistência de políticas públicas nutricionais e a carência na conscientização da Educação Alimentar contribuiu para o agravamento da saúde pública, não resta dúvida que a criação da ABLC deve ser enaltecida, divulgada e incentivada, inclusive pelo próprio governo, que, há muito, vem perdendo a batalha para a epidemia de Obesidade e Diabetes.


ablc.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário