quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Tribo Forte 2017

Confira, abaixo, a transcrição do bem elaborado resumo/cobertura do evento Tribo Forte 2017, feito por Cláudio Hollanda, que ocorreu no último final de semana em São Paulo.


Quase todas as pessoas cresceram ouvindo histórias de heróis e vilões. Porém, foi-se o tempo em que acreditavam ou espelhavam-se nos superpoderes capazes de salvar o mundo ou quem sabe proteger a mocinha indefesa. 

Nos dias de hoje esses heróis são outros. São reais, contestadores, ávidos por cada vez mais conhecimento e que clamam por mudanças. Os benfeitores da atualidade são médicos que fazem o que deveria ter sido feito desde o começo da nobre profissão: usar a ciência para chegar a resultados, provar teorias e garantir saúde e modo de vida mais promissor para as pessoas.

Um seleto time deles esteve reunido durante todo o final de semana (21 e 22/10) no Tribo Forte Ao Vivo, que levou para o Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, o maior evento de estilo de vida saudável, emagrecimento e alimentação do Brasil. Foram 18h de ensinamentos e atualizações comandados por Rodrigo Polesso, Dr. José Carlos Souto, Dr. José Resende Neto, Dr. Erik Neves, Patricia Ayres, Nanda Muller, Rafael Lund, Polyana Rossi, Djulye Marquato e a dupla Laura & Tammy.



Com quase 600 pessoas em cada dia, entre estudantes de nutrição e medicina, profissionais da área de saúde, membros da plataforma Tribo Forte e Código Emagrecer de Vez, entusiastas do estilo de vida saudável e curiosos, a abertura do Congresso ficou a cargo de Rodrigo Polesso, expert em emagrecimento certificado em Nutrição Otimizada Para Saúde e Bem-estar pela Universidade Estadual De San Diego, na Califórnia, fundador do Emagrecer de Vez e da Tribo Forte.

Verdadeiro showman na área de entreter o público, ele abordou assuntos como longevidade, o cunho motivacional que rege os planos que criou, objetivos e insights do início de toda essa história de sucesso, além da apresentação de matérias sobre estilo de vida saudável e citações de grandes nomes da literatura, filosofia e física.


Plateia preparada, quem abriu a rodada de palestras foi o Nefrologista e Clínico Geral Dr.  José Neto, coordenador da renomada equipe do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, e Diretor Científico da Sociedade Mineira de Nefrologia. Numa volta a seu próprio passado e caminhos que o levaram até um estilo de vida low carb, que lhe foi apresentado pelo amigo e incentivador Dr. Fernando Lucas, falou sobre síndrome metabólica, as principais e subsequentes doenças associadas a esse mal e foi enfático ao afirmar que torna-se cada vez mais necessária a quebra de paradigmas.

Neto apontou caminhos tendo sempre em vista a Medicina Baseada em Evidências (MBE), demonstrou interessantes conceitos sobre desfechos clínicos e substitutivos, mostrando ainda o que ele mesmo chama de os 6 mistérios da low carb, reforçando que é preciso defender o que é ciência e sair do senso comum. Encerrou a palestra com uma homenagem pelos 20 milhões de acessos ao blog do Dr. Souto, feita pelo endocrinologista e metabologista Rodrigo Bomeny.


O segundo palestrante do dia foi o Clínico Geral Dr. Erik Neves, especialista em obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica com abordagem low carb e paleo. Lançando um olhar sobre os 15 maiores malefícios do açúcar, mais significativo vilão do emagrecimento e saúde, explicou as diferenças do metabolismo da frutose e glicose, falou dos monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos, fez o já conhecido alerta de que não existem alimentos mágicos para emagrecimento e finalizou com uma sinceridade ímpar afirmando que “o açúcar é bom, mas faz um mal danado...não caiam nessa armadilha”.


Uma abordagem holística em busca do significado de nossas vidas e de que sempre é possível conseguir. É assim que rapidamente poderíamos definir a apresentação de Laura Luis & Tammy Peix, as mentes criativas e evolutivas por trás da PURAECO. Coaches em estilo de vida saudável, essas viajantes do mundo levaram até o CCR todo o respaldo e aprendizado de Tony Robbins, estrategista, escritor e palestrante motivacional, para a busca e construção de um mindset salutar. 

Do engajamento corporal e motivação, passando pelos preceitos de uma mente forte e histórias pessoais, durante uma hora a dupla disponibilizou ao público uma experiência sensorial, com a prática de exercícios - imaginar um limão, acariciá-lo, visualizá-lo mesmo de olhos fechados e pegar-se salivando como se aquilo estivesse realmente em sua frente - e questionamentos sobre aspirações, objetivos e metas pessoais a serem alcançadas. Com sensação de leveza no ar e uma contagiante sintonia com os presentes, é certo dizer que a última apresentação antes do almoço tocou fundo muitos corações.


Abrindo a segunda metade do dia, a especialista na filosofia paleo, low carb e dieta cetogênica,Patricia Ayres, explicou a fundo os níveis de cetose, esmiuçou assuntos como cetoacidose, hiperglicemia, hemocromatose e hiperinsulinemia, apresentou casos onde o estilo de vida keto auxilia, melhora e otimiza os cuidados em portadores de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), depressão, anorexia, entre outros. Colocando mais uma vez os paradigmas em xeque, abordou as “lendas” sobre o cérebro só funcionar com glicose, da dieta cetogênica ser carente de nutrientes e da ceteose nutricional necessitar manter níveis ótimos de corpo cetônicos.

Patricia ministrou ainda sobre jejum intermitente e suas mimetizações, as individualidades na ingestão de gorduras boas, a questão da quantidade de alimentos - nunca pensem que comer uma cenoura é a mesma coisa que comer um purê dela, ou para fazê-lo, delas -, a ausência de fome em quem pratica low carb, cetogênica, preconizada como uma alimentação de escolhas inteligentes, e lançou um questionamento sobre o que e quanto comer, além dos reais motivos da opção por essa filosofia alimentar.


A quinta apresentação da rodada levou uma surpresa aos participantes do Congresso e certamente vai ficar na memória como mais um marco dessa incrível jornada por uma alimentação forte, consciente e correta que vem conquistando o país. E as responsáveis por essa verdadeira comoção coletiva foram a Gestora do Curso de Nutrição na UNIVIÇOSA, Cristiane Sampaio Fonseca, e a Professora Doutora Raquel Duarte Moreira Alves.

Convidadas especiais, juntas elas traçaram um panorama sobre como a universidade referência regional em saúde vem deixando de lado arquétipos ultrapassados de ensino nutricional, repensando caminhos com a chancela do Presidente da Instituição, Professor Nelson Maciel, e do Diretor Geral, Evaldo Zeferino Rodrigues. E o comprometimento com essas novas diretrizes de ensino baseadas em ciência foi tão bem incorporado, que as duas adotaram e seguem a alimentação low carb, criaram uma série de ações fora das salas de aula e anunciaram em primeira mão o serviço de pós-graduação em Nutrição Baseada em Evidência: Low Carb Para Saúde e Prática Esportiva, com início em abril de 2018.


Encerrando o primeiro dia, subiu ao palco o Mestre em Ciências do Desporto pela UTAD/Portugal e personal trainer das estrelas, Rafael Lund, que iniciou sua exibição falando sobre os mitos e verdades dos exercícios físicos e se realmente eles emagrecem. Apresentando estudos da American College Of Sports Medicine e suas mudanças através dos anos, além da busca pela otimização de resultados por meio da ciência, o profissional foi taxativo ao afirmar que gastar calorias não é um conceito válido para o emagrecimento e que a base de treinamento deve ser sempre a força.

Com abordagens de modelos matemáticos e questões sobre a taxa metabólica basal, Lund explorou ainda o funcionamento da quebra de energia e utilização da gordura como fonte de energia, substrato energético versus intensidade de esforço, a quantidade de glicose dissolvida no sangue e a contraposição entre o que é estatisticamente significativo e o que é clinicamente relevante.

Além de um painel com perguntas da plateia e os palestrantes contando um pouco de sua trajetória no estilo de vida com uma alimentação forte, o encerramento proporcionou a visitação aos expositores que estavam no local, como a B-ON Nutrição, Bicho Caipira, Go Low Foods, NatuFood, Santo Óleo, Vida Saudável Bistrô, além de um estande com venda de livros, entre eles o sucesso de Nina Teicholz, Gordura sem Medo (The Big Fat Surprise).


Assim como no sábado, o domingo começou agitado e antes mesmo das 08h30 o hall de entrada do Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças reunia pessoas de todo o país e até da Argentina e Chile. Profissionais renomados como o endocrinologista e metabologista Rodrigo Bomeny, a coach Fabricia Maia, a endocrinologista Janaina Koenen, a nutricionista e doutorandaDaniela Godoy Neri e o ortopedista Marcelo Denaro estavam na plateia trocando experiências e vivências. 

E os influenciadores digitais do universo low carb, como a empresária e criadora da Be.H Be Healthy de produtos alimentícios artesanais Ludmila Jorge (@beh.lowcarb), Roberta Levatte(@lowcarb_eh_vida), Patricia Goes (@culinaria_lowcarb) e a dupla Guilherme & Roney(@senhortanquinho) também marcaram presença junto a outros grandes nomes Brasil afora.

Com a teoria de que genialidade e bom humor caminham lado a lado, mais uma vez a abertura ficou a cargo de Rodrigo Polesso, que para acordar os ainda sonolentos fez uma brincadeira com nomes e diálogos de alguns palestrantes, arrancando risos de todos presentes. Mostrou a pesquisa que realizou com 2.837 pessoas, onde constatou que 43% das que procuram emagrecer já fizeram oito ou mais tentativas anteriores e a quase unanimidade sobre o “efeito sanfona” ser um dos maiores obstáculos.

Antes de chamar o primeiro convidado, Polesso mostrou ainda caminhos para mudar a saúde com apontamentos para a geração de diferentes demandas, começar a sentir menos culpa e ter mais responsabilidade, além da capacidade de mudar o seu próprio mundo. 


Sob uma calorosa salva de palmas, subia ao palco um dos profissionais mais respeitados do país na área de nutrição e saúde, o Urologista Dr. José Carlos Souto, que abordou a resistência à insulina e como ponto de partida deixou claro que “quem entende a insulina, entende a síndrome metabólica”. Em pauta, os maiores fatores de risco cardiovascular, o que acontece quando a insulina permanece alta cronicamente, a razão entre triglicérides e colesterol HDL baixo, doenças crônicas e degenerativas como diabetes e câncer, por dentro da síndrome metabólica, curva insulinêmica, uma abordagem sobre o HOMA-IR, entre outros. 

Souto reafirmou ainda a necessidade de desprender-se de padrões errados arraigados, como observar somente a glicose em exames, de que a expertise profissional deve conferir a finesse de bater o olho no paciente e avaliar que ali pode estar um acometido da síndrome metabólica e foi categórico ao dizer que “estamos olhando para árvore errada” - em referência a uma expressão americana - focando no LDL como causador dos maiores problemas de saúde e não nos assertivamente confirmados malfeitores, como a resistência à insulina que pode levar a obesidade central, esteatose, diabetes, entre outros.


Passando a palavra para a Nutricionista e Especialista em Culinária Low Carb Dra. Polyana Rossi da Rocha Freitas, que escolheu como ponto de partida elucidar toda uma estratégia alimentar por trás desse estilo de vida, durante uma hora descobriu-se que a cozinha é muito mais que o ambiente destinado a preparação de alimentos. Do consenso de equilíbrio em cada preparação, a percepção de que o prazer de comer deve trazer bem-estar e não compulsão, a “nutri das panelas” apresentou receitas próprias consagradas, utensílios indispensáveis para o dia a dia, como deve ser feita a distribuição de macronutrientes e como selecionar os alimentos.

Mostrando que é preciso ter organização e logística, Polyana listou como ter um norte sabendo o que e onde comprar, quantidades, como se alimentar em viagens e festas, a seleção de gorduras boas, temperos e especiarias, os espessantes naturais em substituição às farinhas, os vegetais mais indicados, os melhores cortes de carnes para cada receita, as delícias oleaginosas, bebidas e sobremesas, apresentando uma gama de opções para o café da manhã, almoço e jantar. Alertou para o consumo consciente, a importância da correta leitura de rótulos e sobre ter uma visão gourmet na hora de montar o seu prato.

Numa rápida mas elucidativa inserção, Rodrigo Polesso apresentou exemplos de estilo de vida e saudabilidade dos Ktavans, Okinawans, Inuitas e Massais. Contou a história de Paul Templer, que foi engolido por um hipopótamo em 2013 e sobreviveu, para ilustrar como as capacidades do corpo humano em se regenerar e adaptar são incríveis; uma verdadeira máquina de cura e que pode ser o seu melhor aliado ou pior inimigo. Numa era em que todos querem resultados rápidos, onde a desinformação atinge cada vez mais pessoas, reafirmou a necessidade de simplificar as coisas, de mostrar que existem caminhos que deixam de lado intervenções cirúrgicas e de que é possível abraçar um novo estilo de vida.


Iniciando com um relato pessoal numa linha de tempo de sua infância aos dias atuais, a Nutricionista Especializada em Low Carb Dra. Djulye Marquato foi direto ao ponto que assombra tanta gente: a diabetes. E logo de cara apresentou dados preocupantes sobre o Brasil, com Rio de Janeiro em primeiro lugar em número de casos, o panorama mundial da doença, os caminhos para síndrome metabólica e a minuciosa abordagem sobre os tipos 1 e 2. Apresentou um estudo sinalizando positivamente para um estilo de vida low carb do Joslin Diabetes Center, maior centro mundial para a pesquisa e tratamento da diabetes, falou sobre a infinidade de hipóteses equivocadas e o medo das pessoas em relação ao consumo de gordura.

Indo além, Djulye apresentou com propriedade 12 motivos para utilizar a low carb como padrão para o tratamento da diabetes, reafirmou que não existe um carboidrato que seja realmente essencial, pôs abaixo o pavor sobre o IG (índice glicêmico) e sua velocidade de absorção, apresentando ainda casos que passaram em suas mãos onde pacientes DM1 reduziram drasticamente a administração de insulina.


Fechando o segundo dia, foi a vez da Nutricionista Dra. Nanda Muller, que já levou diversas celebridades a boa forma, entrar em cena e mostrar que para ser capaz de começar a orientar uma alimentação low carb para seus pacientes, precisou colocar o estilo em prática no seu dia a dia. E as mudanças só foram para melhor. Mostrou dicas sobre começar o dia, reforçou que não existe uma “dieta” do jejum intermitente, erro mais comum na cabeça da maioria das pessoas, tocou no ponto do medo com as gorduras naturais e que as a serem acrescentadas devem sempre ser modestas; se já temos a original para que colocar ainda mais?

Nanda mostrou seu perfil profissional, o qual deveria ser de qualquer nutricionista, onde a ideia é passar conhecimento e não uma simples dieta, incutindo assim um senso autônomo a seus pacientes para saber o que estão fazendo. Mais que isso, disse que é preciso ter cumplicidade entre as duas partes, que a fobia que alguns tem com médicos precisa ser extinguida de vez e saber o que funciona para cada um, o que se consegue para a vida. Finalizou falando sobre pré e pós treino, proibições e exceções, afirmando que trabalha com refeições livres, pois é bom para cabeça...para o sucesso.


Dois dias, 18h de informação com qualidade e baseada em ciência, apresentada de forma descomplicada, dinâmica e com uma interatividade cativante. O difícil que fica compreensível. O técnico que fica acessível. Numa quebra de mitos e tabus, 13 personalidades dispostas a mudar a visão sobre saúde, qualidade de vida e garantir um futuro melhor e menos doente para quem estiver disposto a acreditar. Como diria a máxima, “think outside the box”, permita-se conhecer uma alimentação de verdade, enveredar pelo “novo” mais velho de todos os tempos.

Impossível mensurar a quantidade de conteúdo disponibilizado, mesmo com um en passant como esse. Para entender o grau de conscientização que o evento Tribo Forte pode levar para as pessoas só participando, envolvendo-se, degustando lenta e qualitativamente cada colocação apresentada ali, mais rápida, mais devagar, mas sempre com respaldo.

A edição de 2018 foi anunciada por Rodrigo Polesso durante a abertura de domingo e quem já conferiu ‘16 e ‘17 certamente irá voltar. Agora é com você, afinal, permanecer na mesmice ou mover-se rumo às mudanças é idiossincrático...orgânico...pessoal.

Siga essas feras
Rodrigo Polesso - @rodrigopolesso
José Carlos Souto - @jcsouto | www.lowcarb-paleo.com.br
José Neto - @drjoseneto |www.drjoseneto.com.br
Erik Neves - @erikneves
Patricia Ayres - @patyayres.insta
Laura & Tammy (PuraEco) - @lauraetammy | www.puraeco.com.br
Nanda Muller - @nutrinandamuller | www.nandamuller.com.br
Rafael Lund - @rafalund | www.rafalund.com.br
Polyana Rossi da Rocha Freitas - @nutridaspanelas | www.nutridaspanelas.blogspot.com.br
Djulye Marquato - @djulye | www.djulye.com.br
Cristiane Sampaio Fonseca - @csampaiofonseca | www.univicosa.com.br
Raquel Duarte Moreira Alves - @raquel_duarte_alves | www.univicosa.com.br

Ganhe Saúde Já!
Tribo Forte: www.triboforte.com.br
Código Emagrecer de Vez: www.codigoemagrecerdevez.com.br
* Facebook: emagrecerdevez | Instagram: emagrecerdevezoficial | YouTube: EmagrecerDeVez

Consumo Consciente
B-ON Nutrição: www.b-on-nutricao.com.br 
Bicho Caipira: www.bichocaipira.com.br
Go Low Foods: www.golowfoods.com.br
NatuFood: www.natufood.com.br
Santo Óleo: www.santooleo.com.br
Vida Saudável Bistrô: www.facebook.com/vidasaudavelbistro

--
Sobre o autor
Claudio Hollanda, 43 anos, casado, dois filhos, diagnosticado com DM2 há 6 meses. Iniciou um estilo de vida low carb e hoje está curado, com mais qualidade de vida e saúde ganhas com alimentação forte...de verdade!

Aviso Legal
Aqui copyright não interessa. Ctrl C e Ctrl V liberado e estimulado...copiem, divulguem, disseminem, quanto mais melhor e informação de verdade deve ser propagada. Você tem ainda a opção de compartilhar o post original no Instagram @claudio_hollanda. Se usar o link desta página, só dê um toque no email chollanda@outlook.com para saber que estamos juntos nessa!

Artigo original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário