sexta-feira, 6 de abril de 2018

Idec defende mudança na rotulagem dos produtos alimentícios

A fim de informar o consumidor e promover a alimentação saudável, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec vem realizando esforços junto a ANVISA, apresentando propostas que definirão o novo padrão de embalagens de alimentos e bebidas no país.


Uma das sugestões apresentadas foi exatamente a rotulagem frontal que inclua um triângulo preto de advertência para alimentos processados e ultraprocessados.

No Chile, desde 2016, a nova legislação estabeleceu que os selos frontais nos produtos industrializados são obrigatórios, devendo o consumidor, ainda, ser alertado sobre a sua composição nutricional e do alto teor de açúcar, sódio e gordura saturada (confira neste post).

Indo além, naquele país se proibiu a compra dos alimentos ultraprocessados nas merendas escolares, além de vedar a propaganda alimentícia destinada aos jovens com menos de 14 anos.

Resultado de imagem para chile rótulo alimentos

Sem dúvida, um exemplo a sere seguido.

A fim de promover a saúde de todos e contribuir para a diminuição dos índices de obesidade e diabetes, é inegável que todas as iniciativas neste sentido são válidas, na medida em que aumentará o grau de informação dos produtos alimentícios e fomentará escolhas mais saudáveis e sustentáveis, especialmente entre crianças e adolescentes.

Confira a matéria no site do Idec aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário