sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Simplifique e coma comida de verdade


Procure descascar mais e desembalar menos!

O que quero dizer: dê preferência ao consumo de comida de verdade - a alternativa eficazmente saudável e sustentável no longo prazo! Aqui, o menos é mais. O simples sobressai em relação ao complexo. 

É natural as pessoas ficarem perdidas em meio ao universo de informações sobre nutrição e alimentação. Afinal, é uma área repleta de mitos, crenças, costumes e paradigmas, nem sempre verdadeiros.

Deixando de lado as questões mais complicadas (mas não menos importantes) - como a Biologia, Bioquímica, fisiologia corporal, hormônios, enzimas etc. - vai aqui a síntese de uma alimentação saudável.

Isto favorece o acúmulo de gordura corporal:
  • açúcar, em todas as suas espécies ou nomenclaturas; 
  • trigo (farinha e seus derivados, como pão, biscoito, bolo e massas);
  • carboidratos engordantes;
  • produtos embalados, empacotados, rotulados, compostos por itens de nomes estranhos, que sequer conhecemos;
  • gorduras artificiais (margarina) e as refinadas (óleos vegetais industrializados como soja, girassol, milho e canola principalmente), ricos em ômega-6, pró-inflamatório;
  • Refrigerantes, sucos em pó, sucos em caixinha, energéticos, chás adoçados;
  • Fast-food (a preferida das crianças)


Se livrando destes "produtos" (lembre-se que não são propriamente comida), você deixará de ingerir produtos processados e ultra-processados ricos em aditivos químicos como conservantes, corantes, espessantes, estabilizantes e acidulantes. 

Mas não se esqueça que cada pessoa possui a sua singularidade e a própria individualidade biológica. Cada um tem o seu tempo. Não compare sua evolução com ninguém, apenas consigo mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário