terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nutrição, hormônios e metabolismo

Gary Taubes, autor do excelente livro "Por que engordamos", fez um interessante resumo de suas conclusões, após anos de pesquisa sobre nutrição, hormônios e metabolismo:


1 – A gordura da dieta, saturada ou não, não é uma causa de obesidade, doença cardíaca ou nenhuma outra doença crônica da civilização.

2 – O problema são os carboidratos da dieta, e seu efeito na secreção de insulina e assim, a regulação hormonal da homeostase – o conjunto harmônico completo do corpo humano. Quanto mais facilmente digeríveis e refinados são os carboidratos, maior é o efeito em nossa saúde, peso e bem-estar.

3 – Os açúcares – sacarose e xarope de frutose de milho especificamente – são particularmente prejudiciais, provavelmente porque a combinação de frutose e glicose simultaneamente eleva os níveis de insulina enquanto sobrecarrega o fígado com carboidrato.

4 – Através de seu efeito direto na insulina e na glicose no sangue, carboidratos refinados, amidos e açúcares são a causa dietética da doença cardíaca e do diabetes. São as causas dietéticas mais prováveis do câncer, Alzheimer e das outras doenças crônicas da civilização.

5 – A obesidade é uma desordem do excesso de acúmulo de gordura, e não de comer demais ou do comportamento sedentário.

6 – Consumir calorias em excesso não faz com que fiquemos gordos mais do que faz com que uma criança cresça mais alta. Gastar mais energia do que nós consumimos não nos leva a perda de peso a longo prazo; leva à fome.

7 – O ganho de peso e a obesidade são causados por um desbalanço – um desequilíbrio – na regulação hormonal do tecido adiposo e do metabolismo de gordura: A síntese e o armazenamento de gordura excedem a mobilização da gordura do tecido adiposo e sua oxidação subsequente. Nos tornamos mais magros quando o regulamento hormonal do tecido de gordura inverte este equilíbrio.

8 – A insulina é o primeiro regulador do armazenamento de gordura. Quando os níveis de insulina estão elevados – tanto cronicamente ou depois de uma refeição – nós acumulamos gordura em nosso tecido adiposo. Quando os níveis de insulina caem, liberamos a gordura de nosso tecido adiposo e a usamos como combustível.

9 – Por estimular a secreção de insulina, os carboidratos nos fazem engordar e por último, causam a obesidade. Quanto menos carboidratos consumirmos, mais magros seremos.

10 – Por induzir o acúmulo de gordura, os carboidratos também aumentam a fome e diminuem a quantidade de energia que gastamos com o metabolismo e com a atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário