terça-feira, 15 de novembro de 2016

Alimentação saudável para quê?

"Nós vivemos com o que conquistamos, mas nossa vida é feita daquilo que oferecemos aos outros." - WINSTON CHURCHILL 

Será que os estudos, as pesquisas e tudo o que fazemos em prol da boa alimentação teria um benefício apenas individual e egoísta?

Penso que não.

O objetivo principal de se difundir a Educação Alimentar ou  mesmo uma alimentação nutritiva, mais do que a questão pessoal de saúde, destina-se a levar a mensagem de qualidade para as crianças e adolescentes, com o proposito maior de ensinar-lhes, desde cedo, a ter um estilo de vida saudável e aprender bons hábitos alimentares. 

Consequentemente, a criança, devidamente instruída e educada, terá capacidade de fazer boas escolhas, comer bem e viver melhor, além de prevenir o surgimento de doenças terríveis como a Diabetes Tipo 2 ou mesmo o surgimento da Obesidade.

Seria fantástico que este conhecimento nutricional individual repercutisse em prol de toda a sociedade.

Conscientização, informação e ação !

Por que não utilizar toda esta informação, por exemplo, nas escolas, para educar e ensinar as crianças sobre o real valor e a importância da alimentação nutritiva e as suas consequências para a saúde.

Na medida do possível, cada um pode dar a sua contribuição em prol do coletivo. Seria muito bem vindo projeto social para construção e cultivo de horta coletiva orgânica ou mesmo um seminário escolar sobre nutrição e alimentação?

Esta é uma das principais motivações que nos anima para estudar cada vez mais, buscar informação de qualidade e difundi-la. A informação guardada é inútil e passa a ser "desinformativa" se não for difundida.

Até porque, quando começamos adotar um estilo de vida saudável e sustentável, progressivamente começamos a emagrecer, melhorar o físico e aumentar a auto-estima. De posse destes resultados, devemos canalizar nossa energia em prol do próximo, em benefício de nossa saúde e de toda a sociedade.

O fato é que muitas pessoas não sabe muita coisa sobre a boa alimentação, nutrição e saúde. No máximo, já ouviram falar que determinada comida faz mal e outras tantas faria bem. Não entendem ou não querem se informar sobre a diferença de comida de verdade e junk food, bem como as consequências diretas no acúmulo de gorduras.

O adulto, por ser adulto, pode fazer as opções alimentares que quiser. Ele sabe (ou deveria saber) das consequências. Mas as crianças são vítimas, pessoas ainda em desenvolvimento e precisam ser educadas e orientadas, principalmente na questão alimentar.

A própria bíblia nos ensina que nossos dons só têm sentido se se destinarem ao serviço ao próximo. Somente se multiplicarmos e colocarmos nossos talentos e nossa capacidade em prol da coletividade e daqueles que mais necessitam poderemos ser chamados, um dia, de bons servos de Deus (Lucas, 19, 11-28).


Este blog destina-se a informar, chamar a atenção para a importância de se adotar um estilo de vida sustentável.

A sociedade moderna trilha caminhos perigosos. A indústria não ajuda. Segue a demanda consumista. Os produtos industrializados dominam a dieta. É quase onipresente em nossas mesas. As pessoas, apesar da disponibilidade da informação, estão cada vez mais doentes, gordas e infelizes. 

É preciso alertar, mudar e indicar novas direções, mais saudáveis e conscientes. Muitas pessoas querem comer bem e fazer a coisa certa, mas ficam perdidas, porque são bombardeadas por informações contraditórias e teorias alimentares das mais variadas.

Trata-se, enfim, de uma questão de Saúde Pública e deve ser enfrentada por todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário