quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cantina saudável


Recentemente deparei-me com um site bastante interessante. Trata-se do Cantina Saudável, uma iniciativa que tem por objetivo despertar a atenção para um espaço inserido dentro da escola e muitas vezes negligenciado pelos pais e pela própria direção do estabelecimento de ensino.
Foi desenvolvido e disponibilizado um extenso material escrito e didático denominado Manual das Cantinas Escolares Saudáveis (faça o download aqui), que possui orientações, dicas e todo o suporte necessário para se implementar o projeto nas escolas.


Sabemos que as cantinas podem exercer, para o bem ou para o mau, um ambiente com forte influência para forte influência na formação e manutenção de práticas alimentares saudáveis ou não. Ali podem ser comercializados doces, salgadinhos e refrigerantes ou frutas, sucos naturais e outras comidas de verdade.

Por que não aproveitar este privilegiado espaço, geralmente localizado na área central das escolas, como palco de palestras e outras atividades interativas com os alunos, com bista a despertar a visão crítica e a conscientização alimentar?

A partir do momento em que a alimentação nutritiva e saudável é direito de toda criança e adolescente, sendo, ainda, dever da família e de toda a sociedade promovê-la, devemos apoiar e difundir esta ideia, já que a Educação Alimentar constitui-se em um eficiente instrumento para combatermos a obesidade infanto-juvenil e prevenirmos o surgimento de doenças como a Diabetes Tipo 2.

Segundo o referido Manual,

"A escola é uma instituição responsável pela formação de pessoas que estão em processo de desenvolvimento. Todos que estão ali (professores, funcionários, alunos, pais e donos(as) de cantina), que formam a comunidade escolar, precisam estar envolvidos com o processo educativo, porque a vida, a saúde e a preparação de um futuro melhor e mais saudável para nossas crianças e jovens é uma responsabilidade não só do Estado ou da família, mas de todos nós. A construção de uma sociedade mais justa e com mais saúde, para se evitar as situações acima citadas, é um desafio coletivo que, para ser alcançado, precisa contar com o comprometimento e a participação de todas as pessoas.
A família é o primeiro ambiente social da criança, portanto, é a principal formadora de hábitos, inclusive os alimentares. A escola tem o papel de educar a criança para que ela se torne um cidadão crítico, que saiba fazer escolhas adequadas e de forma responsável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário