sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sirva para vencer

  
"Não foi um novo programa de treinamento que me transformou de tenista muito bom em melhor tenista do mundo em só um ano e meio. Não foi uma nova raquete, uma nova preparação física, um novo treinador, nem mesmo um novo saque o me ajudou a perder peso, manter a concentração e ter a melhor saúde de mina vida. Foi uma nova dieta." 
- NOVAK DJOKOVIC

Sou fã do tênis. Uma modalidade esportiva única, onde o desafio maior é consigo mesmo. Individual e introspectivo. Não admite falhas ou destemperos. A técnica, aliada ao condicionamento físico e mental, a precisão, o sangue frio e ao autocontrole são ingredientes indispensáveis a todo campeão.

Admiro os grandes tenistas. Da geração passada, como Sampras, Agassi e Boris Becker e os protagonistas atuais, com destaque para Federer, Nadal e Djokovic. O suíço e o espanhol, lendas consagradas. O "Nole", apelido do sérvio, também está a caminho do olimpo. Os três juntos ostentam nada menos que 43 títulos de Grand Slam, sendo 17, 14 e 12, respectivamente.

Como fã que se preze, já li o livro de todos eles. O melhor, sem dúvida, é a autobiografia do americano André Agassi, outro mito do esporte. Ele conta detalhes de seu tortuoso, forçado e sofrido caminho esportivo. Uma verdadeira história de vida, lição para todos.


Curiosamente, no livro "Sirva para Vencer", Djokovic - o atleta a ser batido na atualidade - muda o enfoque para mandar uma mensagem a seus leitores. Segundo ele, tão ou mais importante que a técnica, o treinamento incessante ou a concentração dentro da quadra, foi a dieta, a sua recente reeducação alimentar o que mais contribuiu para o seu sucesso definitivo.

O livro aborda temas nutricionais específicos, diz que "a energia vem da boca" e confessa que a partir do momento em que retirou o trigo e, em especial, o glúten de sua alimentação, tudo mudou. Seu desempenho esportivo profissional atingiu a plenitude.

Portanto, mesmo que você não tenha pretensão de chegar a ser o tenista número 1 do mundo, vale muito a pena ler o referido exemplar, principalmente para compreender o testemunho de um ícone do esporte mundial que se dispôs a colocar em destaque a sua particular relação com a comida.

Talvez as sinceras palavras de um campeão consiga influenciá-lo a mudar os hábitos alimentares.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário