quinta-feira, 13 de abril de 2017

Alimentação low carb

Há muita confusão, preconceito e desencontro em relação às informações sobre alimentação de baixo teor de carboidratos denominada low carb.

Importante destacar que não existe competição entre as diversas formas de se alimentar. O objetivo principal será sempre promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

Só que low carb não é pior ou melhor que nenhuma outra forma de abordagem nutricional. É apenas mais uma estratégia - eficiente - que pode ser utilizada, por um período definido, principalmente por aqueles que pretendem perder peso.

Não existe milagre ou uma fórmula mágica para "emagrecer rápido" ou sem restrições. O que ocorre é que o percentual de gordura corporal diminui quando nos alimentamos de comida mais natural e saciante. Por consequência, comeremos menos, favorecendo a perda de peso. 

O que se preconiza, basicamente, com esta abordagem alimentar, é o controle e a limitação do consumo diário de carboidratos engordantes (refinados, industrializados: farinha de trigo, grãos, farináceos e açúcar,).

É um estilo alimentar baseado, principalmente, no consumo de VEGETAIS, permeado por carnes, peixes, frutos do mar, frango, nozes, castanhas, azeite e frutas, com a exclusão de grãos, farinhas e açúcar, a redução do consumo de raízes e o aumento na ingestão de gorduras boas naturais. 

Na prática, se come mais vegetais na alimentação de baixo carboidrato do que os próprios vegetarianos.

Além do mais, o ideal é comer apenas quando temos fome e parar quando estivermos saciados. 

LCHF significa, textualmente, "baixo carboidrato e alta gordura". Só que atualmente esta expressão tem ganhado novo significado e está sendo lida como dieta de baixo carboidrato e gordura saudável ("healthy fat"). 

Não é hiperproteica, nem se pode exagerar nas gorduras como azeite, coco ou abacate o tempo todo. Tudo na medida certa, dependendo das necessidades de cada um.

A forma low carb de se alimentar pode ser muito benéfica para as pessoas, na medida em que a eliminação do consumo de carboidratos refinados irá favorecer a perda de peso e a melhora, no geral, do perfil lipídico das pessoas, respeitada a individualidade biológica de cada um.

É isto. Simples assim. Assim, como a "dieta Paleolítica" e suas variações, trata-se de escolher comer basicamente comida de verdade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário