segunda-feira, 10 de abril de 2017

Nova diretriz prioriza a prática de exercícios físicos


Recentemente, a Associação Americana do Coração (AHA) divulgou uma nova diretriz preconizando, pela primeira vez, que pacientes com problemas cardiovasculares praticassem exercícios físicos regulares antes mesmo da medicação.

Trata-se de uma verdadeira mudança de paradigma, um golpe na indústria farmacêutica. Hoje, pela sabedoria convencional, primeiro prescreve-se remédios para depois buscar as causas da enfermidade. 

Mesmo assim, na maioria dos casos, continuam tratando apenas os sintomas, em vez de estimular o paciente a melhorar seu perfil lipídico através de um estilo de vida saudável e uma alimentação natural.

É sabido que a atividade física contínua é capaz de provocar inúmeras melhorias em nosso organismo, como aliviar o estresse, melhorar a capacidade cardiorespiratória e a pressão arterial, aumentar o HDL e incrementar a sensibilidade à insulina, com reflexos positivos na glicemia, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida. 

Exercícios de força, como a musculação, devidamente orientado por um educador físico, podem auxiliar as pessoas da melhor idade a serem autônomas para realizar suas atividades cotidianas sozinhas.

Sem dúvida, veio em boa hora esta alvissareira notícia oriunda da AHA, já que priorizar o exercício físico na rotina dos pacientes cardiopatas pode se traduzir em uma excelente estratégia de tratamento preventivo.

Confira a matéria aqui divulgada no "O Globo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário