sábado, 10 de setembro de 2016

A busca pelo equilíbrio perfeito


Homeostase (que nome!) é a busca do nosso corpo pelo equilíbrio ideal, a fim de que possa realizar adequadamente suas funções. Afinal, ele não é tolo!

Se prestarmos atenção aos hormônios e às enzimas que regulam o próprio tecido adiposo, poderemos entender precisamente o mecanismo de armazenamento e queima de gordura.
Todo o crescimento dos mamíferos é regulado pelos hormônios.

Duas são as fontes primárias de energia corporal: os carboidratos e as gorduras.

A proteína é considerada "fonte secundária", já que o processo de sua conversão em glicose é quimicamente mais complexo e custoso ao organismo. Naturalmente, ele preferirá obter energia da forma mais fácil.

Os alimentos, assim, nos fornecem três principais macronutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

Os micronutrientes, essenciais ao bom funcionamento do corpo, são encontrados principalmente nas verduras, legumes e frutas.

Para vivermos, temos que nutrir o corpo para que ele tenha energia suficiente para executar as funções vitais: andar, correr, pensar, digerir etc.

O nosso organismo obtém energia (combustível) das seguintes fontes:
  • da glicose sanguínea extraída dos carboidratos e açúcar (dieta);
  • do glicogênio (glicose armazenada no fígado e nos músculos em quantidade limitada);
  • da gordura (ácidos graxos) armazenada no tecido adiposo (é a nossa maior reserva de energia).
Interessante observar que as células adiposas, grosso modo, não sabem a origem da comida. Apenas "enxergam" os hormônios e os estímulos. O pâncreas também é agnóstico quanto a origem dos alimentos.

Trocando em miúdos: tudo o que você coloca na boca e ingere parece ser tratado apenas quimicamente pelo corpo. A partir da nutrição você dará as instruções (através do alimento escolhido) do que será feito pela nossa perfeita e ultra-complexa máquina biológica.

Durante nossa vida, estaremos em duas formas: alimentados (após comermos) ou em jejum. Aliás, hoje em dia, dado o estilo de vida ocidental, a primeira é quase onipresente. 

Em termos energéticos, as calorias não são todas iguais: 1 grama de carboidrato e proteína equivale a 4 kcal; 1 grama de gordura equivale a 9 kcal.

O que importa é a origem e a composição dos alimentos e, principalmente, o que o seu corpo fará com eles. Alimentar é diferente de nutrir. 200 gramas de arroz ou pão terão um impacto metabólico completamente diferente da mesma quantidade de peixe ou verduras.

Você já deve ter intuito que o ALIMENTO é a "informação" que você fornece para o corpo. Fundamentalmente, a comida não deve ser encarada apenas como um prazer. Antes, se revela como uma necessidade!

Se conseguirmos comer de forma adequada e saudável, provavelmente conseguiremos manter a estabilidade do nosso sistema metabólico e o perfeito equilíbrio do corpo, evitando que engordemos.

Do contrário, se nos alimentarmos com fast food, comida industrializada, refinada e processada, corremos o sério risco de causar sérios desequilíbrios metabólicos e hormonais, prejudicando sensivelmente o bom funcionamento corporal e ativando sistemas internos que acumularão gordura.

A cada escolha, uma renúncia!

Afinal, segundo Gary Taubes: engordamos porque comemos demais ou comemos demais porque engordamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário