domingo, 11 de setembro de 2016

A epidemia da Diabetes

Um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes. O alerta faz parte de um relatório, divulgado nesta quarta-feira (6) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São 422 milhões de adultos com diabetes, segundo os dados mais recentes. Em 1980, eram 108 milhões. O número de casos quadruplicou nesses 34 anos. A diabetes é uma doença crônica que é caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue.


Para a Organização Mundial de Saúde, o mundo enfrenta uma marcha implacável do diabetes. O impacto na saúde é muito sério: triplica o risco de infarto e aumenta a possibilidade de a pessoa ter AVC ou cegueira.

Enfim, a diabetes é uma doença silenciosa e mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano. Se somar ainda outros dois milhões de mortes por causa do alto nível de açúcar no sangue, seriam quase quatro milhões.

A OMS garante que o quadro vai piorar por causa do envelhecimento da população e o estilo de vida cada vez menos saudável. 

O combate a diabetes é pela prevenção. A organização cobra - tanto dos governos quanto da própria indústria - menos gordura e açúcar nos alimentos, e que as pessoas não deixe de cuidar do nosso corpo.

"A diabetes progride. Não é mais uma doença que predomina nos países ricos. Ela aumenta sem parar em todas as partes, de forma mais pronunciada nos países com renda intermediária", destaca a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

É sabido que a Diabetes, assim como a obesidade, são males modernos, impulsionados pelo padrão alimentar ocidental, repleto de comida industrializada, processada e açucarada. 

A Educação Alimentar pode contribuir, decisivamente, na prevenção e redução dos casos de Diabetes. É de fundamental importância que os jovens sejam orientados, o quanto antes, quanto aos hábitos alimentares. Exercícios físicos e uma dieta balanceada são poderosos instrumentos para ainda se reverter uma possível resistência a insulina, uma fase pré-diabetes.

Sabe-se que a prevenção encontra seu limite quando a Diabetes já se encontra instalada. Após isto, só resta remediar e controlar esta doença crônico-metabólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário