domingo, 18 de setembro de 2016

Coma Comida de Verdade


No estudo da nutrição naturalmente se estabelece uma dicotomia: Comida de Verdade X Comida Industrializada moderna.

Daí surge a pergunta: o que é Comida de Verdade?

Comida de verdade ou densamente nutritiva é a comida que todos deveriam comer. É aquela que nossos avós e bisavós comiam naturalmente (lembrem-se que eles eram geralmente magros, livres das doenças crônicas modernas e morriam "de velhice"). 

É o alimento que nossos genes estão adaptados e que não nos fazem mal. Enfim, comida de verdade é tudo que retiramos da terra (plantas, vegetais) ou que provenha dos animais.

Exemplo: carne, peixe, frutos do mar, frango, ovo, verduras, legumes, nozes, castanhas e frutas.

Quem mantém uma dieta regular e saudável, além de voltar, gradativamente, a sentir o sabor verdadeiro da comida, terá uma saciedade muito maior e certamente não precisará ficar correndo atrás de comida de 3 em 3 horas, como se convencionou a fazer.

Mantendo boas práticas alimentares, você irá criar condições para o seu equilíbrio hormonal, de modo a evitar a indesejável e perigosa hiperinsulinemia (que nome!), ou seja, o nível de insulina cronicamente elevado, além de prevenir doenças.

Outra interessante consequência é que eliminando ou diminuindo o consumo dos carboidratos ruins e o açúcar você dificilmente provocará um pico no seu nível de açúcar no sangue. Enfim, a insulina poderá ser controlada e, através deste processo, poderá finalmente transformar o seu corpo em um queimador de gordura.

Detalhe importante: estas comidas preferencialmente devem ser adquiridas em feiras ou mercados, onde são vendidas por produtores locais, vindos da zona rural, preferencialmente sem a utilização de agrotóxicos e de origem conhecida.

Se for comprar no supermercado, fuja das prateleiras centrais e concentre-se nas extremidades, onde elas normalmente estão "escondidas" do grande público.




Geralmente a comida de verdade é mais difícil de se encontrar e mais cara também. Mas é um caro que no final sai barato, porque além de não gastar com medicamentos, consultas médicas ou internações hospitalares, você terá mais saúde e viverá muito melhor.

E não se esqueçam: comida verdadeira não vem em caixinha!

Já os industrializadas são as mais fáceis de se obter. Dispostos estrategicamente nas gôndolas centrais das grandes redes de supermercado, este tipo de produto, que não é verdadeiramente comida, é comercializado dentro de caixas, rotulados e empacotados.

Na sua composição existem ingredientes que nunca ouvimos falar e geralmente contém algum tipo de açúcar embutido ou xarope de milho com alto teor de frutose.

A comida processada vem de longe, até de outros países. Desconhecemos a sua composição e origem. Não sabemos como são fabricadas. Não temos contato direto com o seu produtor. É barata, viciante e prontamente disponível.

Tipicamente fast food. Já vem pronta!

Está presente na denominada dieta ocidental padrão. Doces industrializados, pães, bolos, massas, biscoitos recheados e refrigerantes são os protagonistas. Na verdade, para mim, os verdadeiros vilões. Os incautos acham que vegetal é batata frita; que bebida é refrigerante e carne se resume ao hambúrguer.



É fato que as pessoas estão engordando e adoecendo, principalmente devido a uma genética evolutiva desfavorável para suportar esta dieta de péssima qualidade e disponível 24 horas por dia, em qualquer lugar, a um preço acessível.

A poderosa indústria alimentícia, utilizando seu eficiente e tentador marketing, consegue cativar o seu público - principalmente jovens e crianças - e fatura alto.

Sabemos, naturalmente, como se faz a um bife com ovo (comida de verdade). Basta espremer e prensar uma azeitona e se obtém o azeite de oliva extra-virgem. Se deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Em geral, tais produtos devem ser consumidos frescos, caso contrário, estraga.

Mas como será a real produção de um sucrilhos ou um chips? E o que tem realmente dentro dos refrigerantes? É preciso uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, estabilizantes, adoçantes e outras coisas que desconhecemos por completo. Podem ser transportados por milhares de quilômetros e ficar armazenado por meses e até anos. Nem mesmo os fungos e bactérias se atreverão a experimentar.

Enfim, são produtos da indústria e, definitivamente, não se encaixam no conceito de comida de verdade! 

Provavelmente estamos experimentando, nesta geração, o que de pior a humanidade já gerou em termos alimentares. Será que atingimos o fundo do poço? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário