sábado, 10 de setembro de 2016

Por que engordamos?


Uma das perguntas mais intrigantes que o ser humano sempre fez foi: por que engordamos?
  • Será que engordamos porque comemos demais e nos exercitamos de menos?
  • Engordamos porque fazemos pouco exercício físico ou porque somos "preguiçosos" e "gulosos". A obesidade é produto da falta de caráter de uma pessoa  ?
  • Que tipo de alimento faz bem? Qual comida engorda mais?
  • Por que as pessoas, atualmente, estão ficando cada vez mais gordas e doentes?
  • Basta ficar com fome, restringir e contar as calorias e fazer muitos exercícios físicos?
Para responder estes questionamentos e outros que certamente surgirão, é preciso mergulharmos um pouco na Biologia, Fisiologia, Bioquímica e, naturalmente, Nutrição, a fim de entendermos o que realmente ocorre dentro do nosso corpo a partir do momento que comemos.

Acredito, já me adiantando, que a questão não é simploriamente contar as calorias ou fazer mais exercícios (aliás, esta é a ideia prevalente até hoje a todos, desde a década de 1960, quando foi criada a denominada Teoria Lipídica, por Ancel Keys, que inclusive serviu de base para a elaboração da desastrosa pirâmide alimentar). 

Vai muito além. Passa pela análise do nosso sistema metabólico, o estudo das leis da adiposidade, a regulação do tecido adiposo e, principalmente, o funcionamento das enzimas e dos hormônios.

O nosso corpo é altamente regulado e possui ótimos mecanismos internos para manter o equilíbrio.

Talvez você não saiba de um detalhe importante: quando a pessoa engorda excessivamente, as células adiposas aumentam de volume e de quantidade (hiperplasia). Pela adipogênese temos a transformação dos pré-adipócitos em adipócitos (sempre em processo de renovação). 

No processo inverso, de emagrecimento, quando perde peso, as células gordurosas perdem de tamanho mas não diminuem a quantidade. Esta gordura localizada pode ser retirada por cirurgia de lipoaspiração, que remove fisicamente tais células.

Segundo especialistas, o corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas, sendo que os obesos podem chegam a ter cerca de 100 bilhões.

O melhor de tudo: se conseguirmos entender todo o processo, será possível mantermos um corpo saudável, estabilizar nossos níveis de energia (e humor!) e, principalmente, evitar as doenças modernas que tanto afligem a sociedade atual.


Faz parte desta discussão selecionar melhor o alimento e balancear adequadamente a dieta, a fim de que o corpo receba apenas alimentos nutritivos e saciantes, ao invés de simplesmente nos bastarmos de comida-lixo (leia-se: fast food) disponibilizado em todo lugar (principalmente nas fileiras centrais dos supermercados), por um reduzido preço, pela indústria alimentícia.

Aliás, o título deste post é idêntico ao excelente livro homônimo, do jornalista Gary Taubes, cuja leitura recomendo fortemente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário