domingo, 11 de setembro de 2016

Gordura inocentada

Resultado de imagem para revista gordura

Após décadas sob o domínio da teoria que demonizava a gordura saturada animal e o colesterol, atualmente diversos estudos clínicos e matérias científicas demonstram que a história não seria bem aquela que nos contaram.

A revista "Time", depois de 30 anos da capa que acusou o colesterol, cedeu frente às evidências recentes. Publicou a edição com o título "Eat Butter" (coma manteiga).
No Brasil também surgiram matérias revendo o posicionamento a respeito da nocividade da gordura.

Resultado de imagem para revista gorduraResultado de imagem para revista matéria gordura

Na verdade, eu acredito, após minhas leituras, que os verdadeiros vilões alimentares seriam a excessiva ingestão de carboidratos refinados e açúcar, que têm o nocivo potencial para desregular o nosso sistema metabólico, tornando-nos doentes e gordos.

Confira as reportagens nacionais e tire suas próprias conclusões:

Revista Time
Revista Época e aqui
Revista Veja

O dr. José Carlos Souto, um dos maiores especialistas em dieta low carb do Brasil, referência em todo o país, em seu excelente e imprescindível blog Dieta Low Carb e Paleolítica, bem resumiu a questão:

"Como seria de se esperar, as hipóteses levantadas foram amplamente submetidas a testes, através de grandes estudos envolvendo milhares de pacientes. Os resultados?

MRFIT (Multiple Risk Factor Intervention Trial) - este foi o maior estudo prospectivo e randomizado que tinha como objetivo testar a hipótese de que a modificação de vários fatores de risco, incluindo adotar uma dieta pobre em gorduras, fosse diminuir a mortalidade. O ano era 1972, e o estudo recrutou 12866 homens considerados de alto risco cardiovascular e os sorteou para dois grupos: um grupo controle e outro com orientação para cessar o tabagismo, tratar a hipertensão e uma dieta para baixar o colesterol. A dieta consistia no seguinte: reduzir a gordura saturada para menos de 10% das calorias (em 1976 foi baixado para menos de 8%), colesterol na dieta para menos de 300mg, e aumento das gorduras poliinsaturadas para 10% das calorias. Após 7 anos de seguimento, não houve nenhuma diferença estatisticamente significativa na mortalidade entre os grupos (o grupo controle morreu um pouco MENOS). Os fumantes, quando considerados isoladamente, morreram mais que os não fumantes. 
Pessoalmente, acho que uma dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos foi tão deletéria que contrabalançou os benefícios de parar de fumar e tratar a hipertensão, mas o FATO é que o estudo foi negativo.
WHI (Women's Health Initiative) - este estudo incluiu apenas mulheres (o MRFIT tinha apenas homens), e foram 48835 mulheres! Tinha como objetivo avaliar o efeito de uma dieta pobre em gorduras na saúde cardiovascular e na incidência de câncer de mama. As mulheres foram orientadas a consumir menos gordura e mais frutas e vegetais. 
Depois de 8 anos de seguimento, a insossa dieta sem gordura não teve efeito significante em NENHUM dos desfechos: câncer de mama, todos os cânceres, doença coronariana, conjunto das maiores doenças crônicas ou mortalidade total. "


Afinal, a dieta antes recomendada, aquela mesma que ajudou a elaborar a atual pirâmide alimentar, melhorou ou piorou a saúde das pessoas?

Para qualquer lado que olhemos, não é difícil observarmos que a população está mais obesa, mais doente e angustiada. Ataques cardíacos, Diabetes, câncer e até o Mal de Alzheimer se tornaram muito mais comuns que antigamente, afligindo um número cada vez maior de pessoas.

E o que é pior: a indústria farmacêutica mundial vem faturando alto no combate aos sintomas destas enfermidades, deixando de atacar as verdadeiras causas. 

Quais seriam as verdadeiras causas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário